Busca rápidaX


Parte das pessoas com suspeita de dengue em Ijuí não realiza coleta de sorologia para exames

29 de fevereiro de 2024

O município de Ijuí registra, neste ano, 30 casos de dengue. Desses, 18 são importados e 12 autóctones, ou seja, contraídos dentro do município. Além disso, existem 181 notificações que aguardam resultados de exames.

A responsável pelos números da dengue na secretaria da Saúde ijuiense, Leila Silva, explica que em fevereiro é verificado aumento de dengue num comparativo com mês passado. A população com suspeita da doença deve se dirigir à Unidade Básica de Saúde da área onde reside para atendimento médico. No entanto, a coleta de sangue para exame ocorre no prédio do SAE – Serviço de Atendimento Especializado – situado à rua 24 de Fevereiro, antigo CAPS Colmeia.

O problema, segundo Leila, é que muitas pessoas após fazerem a notificação nos ambulatórios não comparecem para coleta de sorologia para exames, pois já melhoraram dos sintomas, o que pode diferenciar o número de casos confirmados de dengue.

Ontem a secretaria municipal de Saúde começou uma série de palestras em escolas de Ijuí. Ontem foi realizada a ação nas escolas do bairro Assis Brasil com crianças e adolescentes. Amanhã a mesma atividade vai ocorrer nos bairros Alvorada, pela tarde, e Penha, pela manhã. A atividade conta com orientações sobre a prevenção à doença e é acompanhada pelo mascote do mosquito.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí