Busca rápidaX


Perdas estipuladas na agricultura de Pejuçara com temporais superam R$ 52 milhões

27 de novembro de 2023

O Executivo de Pejuçara decretou situação de emergência no município em razão dos estragos causados pelas recentes chuvas e temporal. Os prejuízos ocorreram, especialmente, na noite do último dia 15, quando também houve granizo. Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Francis Bisognin, laudo da Emater aponta danos de 52 milhões, 792 mil reais, dentre soja, milho, trigo e hortifrutigranjeiros.

Já na área de obras, foram gastos 32 mil reais para primeiros atendimentos e serviços emergenciais nas estradas, retirada de árvores, além de doação de lonas e telhas. 52 residências tiveram estragos nos telhados, também a Escola Municipal, ainda a escola municipal de Educação Infantil Maria Schuster e o Centro Educacional Professora Iara Bergoli- Cepib. Vias rurais foram muito afetadas. Francis destaca que neste relatório não estão incluídos os recursos financeiros necessários para reformas de estradas do interior.

O decreto tem prazo vigência de 180 dias e fica estabelecido que o estado de emergência no município perdura até que a situação retorne a normalidade. A equipe da secretaria de Obras e Saneamento Básico e a secretaria de Agricultura continuam atendendo os pontos críticos, principalmente as estradas do interior para facilitar a trafegabilidade com a mobilização de força-tarefa, ainda poio da secretaria da Assistência Social, secretaria da Saúde e equipe da Defesa Civil.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí