Busca rápidaX


MANCHETES

Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar abrem edital para chamamento de aposentados

15 de maio de 2024
Foto: 4º Batalhão de Bombeiros Militar/Divulgação.

O Governo Estadual publicou, no Diário Oficial desta quarta-feira (15), autorização para abertura de chamamento de policiais civis aposentados e bombeiros militares da reserva. Para a Polícia Civil (PC), serão ofertadas 260 vagas. Para o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), o reforço pode chegar a 100 bombeiros militares da reserva. As inscrições para ambas as carreiras abrirão na quinta-feira (16) e se encerrarão na segunda-feira (20).

  • Polícia Civil

A PC poderá receber reforço de até 260 servidores para o Programa de Policiais Civis Aposentados (PPCA). O efetivo atuará em atividades nas delegacias de polícia, para que os policiais da ativa possam atuar na atividade fim. Poderão participar servidores aposentados que estejam dentro da idade máxima antes da aposentadoria compulsória. 

As inscrições serão efetuadas exclusivamente pelo e-mail [email protected]. Os candidatos homologados passarão por uma integração para nivelar conhecimento, além de testes de tiro. Caso o certame tenha inscritos além do quantitativo de vagas, o critério de aprovação será o menor tempo fora da atividade policial e a menor idade.

  • Corpo de Bombeiros Militar

O CBMRS terá vagas para até 100 bombeiros militares da reserva remunerada para atuar no Programa Mais Efetivo (PME). Podem participar bombeiros militares de até 58 anos que tenham saído da ativa há até cinco anos. Os militares atuarão em ações de busca e salvamento nas áreas atingidas pelas enchentes.

As inscrições podem ser feitas por meio do formulário disponível neste link. Os candidatos homologados também passarão por uma integração para nivelar conhecimento. Caso o número de inscritos supere as vagas disponíveis, serão priorizados os militares com menor tempo na reserva remunerada, ou seja, que estão há menos tempo fora de atuação militar.

Fonte: Governo do Estado