Busca rápidaX


MANCHETES

Policiais ambientais flagram terceira construção irregular de barragem em Dois Irmãos das Missões

8 de junho de 2024
Diversos crimes ambientais foram cometidas na localidade já reincidente (Foto: 3º BABM/Divulgação)

O 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM) flagrou a construção de uma barragem ilegal em Dois Irmãos das Missões, no noroeste gaúcho. O flagrante aconteceu nesta sexta-feira, 07, e se caracterizou como sendo a terceira ocorrência do tipo na mesma propriedade.

Após receber a denúncia, a equipe do 3º BABM constatou no local a construção de uma barragem (a terceira na propriedade). Para realizar tal intervenção, houve a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, em uma área de 1.604 metros quadrados, além do aterro de 237m², resultando no soterramento de diversas árvores nativas.

Essa intervenção ocorreu a dois metros de um recurso hídrico, ou seja, em área de preservação permanente – APP. Ainda, fora flagrada a destruição de vegetação nativa em 409m², onde havia uma escavação de, aproximadamente, 20 metros de profundidade – para a instalação da barragem. Os policiais militares também flagraram uma casa de máquinas , pronta para o funcionamento na barragem.

No local, há duas barragens que já foram apontadas como irregulares, pois foram construídas sem as devidas licenças ambientais. O proprietário da área foi identificado e responderá pelos crimes ambientais.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e 3º BABM