Busca rápidaX


Policial Militar enfrentará julgamento por homicídio e tentativa de assassinato em Catuípe

23 de junho de 2023

A Justiça de Catuípe agendou a audiência de instrução do processo de homicídio envolvendo o Policial Militar Rodoviário Estadual, Joel Callegari, que está detido preventivamente. O Ministério Público (MP) acusou o policial de matar a tiros seu vizinho, Gilvane Pinto, de 41 anos. O crime ocorreu no pátio da residência de Gilvane, na Rua Belmira Terra, em 21 de abril de 2023, e resultou na morte da vítima seis dias depois no HCI (Hospital de Caridade de Ijuí).

A denúncia apresentada pelo MP também alega que, nas mesmas circunstâncias de tempo e local, o acusado tentou assassinar Émerson Antônio Smaniotto, que estava presente na confraternização realizada na casa de Gilvane. Porém, Émerson escapou ileso e não foi atingido pelos disparos efetuados pelo policial.

O MP classificou a acusação como tendo motivação fútil e recurso que dificultou a defesa das vítimas, argumentando que o volume alto de som durante a confraternização teria incomodado o acusado. De acordo com a denúncia, Callegari invadiu a residência armado com uma pistola 9mm e realizou múltiplos disparos, resultando em um tiro fatal na cabeça de Gilvane.

A audiência de instrução, marcada para o dia 3 de julho, às 14h, será um momento crucial para o julgamento do caso. Nessa etapa, serão apresentadas as evidências e os depoimentos necessários para a avaliação dos fatos pelo tribunal.