Busca rápidaX

Prefeitura de Ijuí encaminha projeto ao Legislativo propondo mudanças no índice de reajuste do IPTU

27 de setembro de 2021

O Poder Executivo de Ijuí está pedindo aos vereadores, através de um projeto de lei,  a autorização para que o município revise os índices que reajustam o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o ano que vem. Na prática a Prefeitura não quer aplicar o IGPM que hoje está em 33% no Brasil, e é o balizador para o reajuste do IPTU, hoje.

A ideia do poder público é efetuar um cálculo diferente, levando em conta quatro indicadores; IGPM, IPCA, INPC e IPC, apurados entre os meses de Novembro do ano anterior e o mês de Outubro do ano corrente. Conforme o coordenador de cadastros e tributos Airton de Moura a conta é simples. “De posse desses quatro indicadores são descartados dois, o mais alto e o mais baixo e é feito uma média entre os dois índices intermediários”, pontuou.

Conforme Airton de Moura se essa proposta já pudesse ser aplicada hoje, o IPTU sofreria um reajuste entre 11 e 12%.

Outra mudança rege sobre o parcelamento do Imposto. À pedido de vários vereadores o Prefeito Andrei Cossetin (PP) vai permitir que os valores sejam quitados em nove parcelas. O primeiro vencimento seria em Março e o último em Novembro. Para quem efetua o pagamento em parcela única e não está inscrito em dívida ativa o desconto será de 15%. Para quem tem dívidas com a prefeitura o abatimento é de 10%. O texto deve ser levado a votação na sessão desta segunda-feira (27) da câmara de vereadores. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí