Um incêndio de grandes proporções atingiu a empresa de Reciclagem Bartz e Bartz localizada no bairro Alvorada, em Ijuí. O sinistro foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, porém a estrutura do prédio, de aproximadamente 550 m2, ficou totalmente destruída.
Segundo o proprietário do estabelecimento, Marcelo Bartz, o incêndio foi provocado de forma criminosa. Marcelo foi alertado por familiares e vizinhos de que o local estava em chamas e conseguiu salvar uma empilhadeira e alguns itens.
No espaço haviam mais de 100 toneladas de produtos como plásticos e papéis para reciclagem, que foram totalmente destruídos. Para o controle das chamas equipes do Corpo de Bombeiros de Ijuí contaram com apoio das corporações de Santo Ângelo e Cruz Alta. Uma equipe da Secretaria de Obras de Ijuí também auxiliou nos trabalhos de combate com máquinas retroescavadeiras para remover os materiais inflamáveis.
Além dos produtos de reciclagem, três prensas menores e uma nova de aproximadamente R$ 500 mil foram destruídas. A nova prensa havia sido adquirida recentemente, ainda com prestações a serem pagas. Um caminhão, que ficava no local, também foi destruído. Marcelo conseguiu salvar a empilhadeira, que também era nova, porém não sabe se o item voltará a funcionar.
Focos de incêndio ainda são vistos no local, porém, sem maiores riscos, já que estão sendo monitorados e controlados de forma periódica. A perícia foi acionada e deve investigar as causas do sinistro, um registro de ocorrência também será realizado pelo proprietário com imagens de adolescentes arremessando pelo menos dois rojões pela janela.
Marcelo Bartz diz que pretende retomar o empreendimento, mas que no momento é difícil pensar nisso, porém, segundo ele, mais de 100 famílias dependem da recicladora para renda familiar. Atualmente voluntários se solidarizaram e estão auxiliando na remoção de outros produtos que estavam no pátio, em frente a recicladora. Um depósito de uma empresa de carvões também foi cedido de forma temporária para que ele consiga continuar trabalhando.
O proprietário também revelou o desejo de sair do local. Dois caminhões que não foram atingidos, e uma empilhadeira emprestada estão sendo utilizados para remoção dos itens. Para quem deseja auxiliar, Marcelo Bartz disponibilizou um PIX através do seu número de telefone celular: 55996995455 (Reciclagem Bartz e Bartz).