Busca rápidaX


MANCHETES

Presidente de honra da Expofest será Clerton Vieira, que preside o IOV Brasil

19 de agosto de 2024

A Expofest Ijuí deste ano vai contar com mais de 450 expositores. Em entrevista hoje pela manhã na Progresso, o presidente do evento, Jonas Sala, explicou que já estão comercializados 97% dos espaços para empresas e demais participantes. Restam alguns stands para alugar nos pavilhões 2 e 5, também na área do agronegócio.

Em termos de shows, haverá três apresentações de âmbito nacional, ou seja, da dupla Zé Neto e Cristiano, dia 11 de outubro; Mari Fernandez, dia 12; e Ana Castela, em 19 de outubro, todos do gênero sertanejo universitário. No dia 17 de outubro, se apresentarão na arena de shows as bandas gaúchas Corpo e Alma e Tchê Chaleira, com acesso gratuito.

Além disso, a Expofest, de 10 a 20 de outubro, vai ter shows e apresentações de etnias no palco das etnias, também espetáculos no palco mundo. Na pista de rodeios haverá rodeio. 12 comissões setoriais atuam para organização da Expofest.

Também durante entrevista nesta manhã na RPI, Jonas Sala observou um dos diferenciais da feira, ou seja, a gastronomia dos 13 grupos étnicos, o que é característico de Ijuí. Já o baile de abertura da Expofest vai acontecer dia 5 de outubro, à noite, na Sogi – Sociedade Ginástica de Ijuí. O presidente de honra da Expofest/2024 vai ser Clerton Vieira, que preside o IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares – seção Brasil.

O lançamento da Expofest vai ocorrer quinta-feira desta semana, às 19 horas, na sede da Ueti – União das Etnias. A data foi escolhida, visto que 22 de agosto é o Dia Nacional e Internacional do Folclore.

Jonas Sala, que também preside a Ueti – União das Etnias de Ijuí – disse que a identidade visual da feira, a ser apresentada no lançamento, vai demonstrar novidade, com produção através de apoio da inteligência artificial. O evento de quinta-feira ainda vai ter divulgação da programação, dos shows, da publicidade e novidades.

Jonas Sala destacou que a Expofest espera receber 200 mil visitantes nos 10 dias. Para isso, haverá disponibilização de quantidade de ingressos gratuitos para a região e Ijuí, num, total de 30 mil ingressos, subsídio de passagens para deslocamento de pessoas do centro de Ijuí até o parque em ônibus da Medianeira, cujo valor vai ser de 2 reais, e quatro dias gratuitos de acesso ao parque.

Na mesma entrevista na RPI, Sala observou a ênfase a ser dada no segmento de tecnologia e inovação, que vai ficar sob responsabilidade da Unijuí. O setor vai estar situado no auditório do pavilhão administrativo do parque. Inclusive, o local recebeu reforma. A área agrícola da Expofest passa por alteração.

Nesse ano não haverá concurso leiteiro. No entanto, vai manter o projeto Caminhos Rurais, com demonstração de plantio, mostra de animais e outras atividades. As empresas de maquinários agrícolas estarão presentes. Palestras referentes ao agronegócio também farão parte da Expofest. Os núcleos étnicos dos argentinos, americanos, franceses, tchecos e uruguaios estarão localizados na Casa do Produtor, do Sindicato Rural, quando irão demonstrar a indumentária típica, realizar mostra cultural e até venda de lanches. Esses núcleos, futuramente, deverão ser transformar em etnias.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí. Foto: IOV Brasil