Busca rápidaX


MANCHETES

Presidente do Cpers participa de evento em Ijuí e critica ações do Estado

14 de novembro de 2023

Municipalização do ensino fundamental, parceria público privada em escolas estaduais, mudança na forma de eleições de diretores de educandários, são algumas das críticas do Cpers/Sindicato em relação ao governo gaúcho. Hoje pela manhã, a presidente do Cpers, Helenir Schürer, esteve na RPI e durante entrevista ressaltou que repassar o ensino fundamental do Estado para os municípios é muito perigoso, até porque as prefeituras já sofrem com falta de vagas para a creche e educação infantil.

Ela observou só pode haver municipalização de determinado nível de ensino se a comunidade aceitar. Schürer comentou que recentemente esteve no Mato Grosso, onde o Estado está assumindo de volta a educação fundamental, pois o processo de repasse para os municípios não deu certo.

Sobre o mesmo tema, a diretora do 31º núcleo regional do Cpers, com sede em Ijuí, Teresinha Melo, que também participou da entrevista nesta manhã na Progresso, frisou que já foi informada pelo secretário da Educação ijuiense, Cláudio de Souza, que o município não tem condições de assumir o ensino fundamental das escolas estaduais.

Outro tema comentado por Helenir Schürer na RPI nesta terça-feira foi sobre a nova ideia de eleição para direções de escolas estaduais. Além disso, criticou a mudança proposta para o Conselho Estadual de Educação, que reduz a representação do Cpers e do ensino privado na entidade. Para ela, com isso o governo gaúcho que ter a maioria no conselho e fiscalizar os próprios atos.

Helenir Schürer aproveitou para esclarecer que está otimista na vitória, junto ao Supremo Tribunal Federal, referente à ação que visa terminar com o desconto previdenciário de 14% na folha mensal de professores estaduais aposentados.

Por outro lado, a presidente do Cpers disse que nos próximos dias vai ter reunião com a direção do Instituto de Previdência do Estado para debater a queixa de professores e funcionários de escolas estaduais sobre o alto valor descontado para o IPE.

Hoje à tarde, Helenir Schürer participa do conselho regional ampliado do 31º núcleo regional do Cpers, na sede, em Ijuí. Na ocasião, Schürer fala sobre o marco legal da educação no Rio Grande do Sul, municipalização do ensino fundamental, ensino integral e reajuste salarial. O encontro desta tarde em Ijuí ainda serve para detalhar o ato unificado de servidores estaduais que acontecerá no próximo dia 21 em Porto Alegre e a mostra pedagógica estadual que vai ocorrer dia 28 deste mês.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí