A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta sexta-feira, 8, o relatório de acidentes na área de abrangência da delegacia do órgão de Ijuí, relativo ao primeiro trimestre de 2022. Conforme a PRF, no mês de janeiro foram registrados 22 acidentes, com 25 pessoas envolvidas ilesas, 21 feridos leves, quatro feridos graves e uma pessoa morta.
Já em fevereiro houve 21 acidentes, com 12 pessoas ilesas, 30 feridos leves, nove feridos graves e quatro pessoas mortas. E em março aconteceram 14 acidentes, com 12 pessoas ilesas, 15 feridos leves, seis feridos graves e cinco pessoas mortas, sendo que destas cinco, três óbitos foram de um mesmo acidente ocorrido no perímetro urbano de Ijuí da BR-285 em 28 de março.
Os números de ocorrências, conforme a PRF, são similares aos registrados no primeiro trimestre de 2021 na abrangência da Delegacia da PRF de Ijuí.
Por outro lado, conforme o chefe de fiscalização e policiamento da Delegacia ijuíense do órgão, André Peringer, diferente dos números de acidentes, o quantitativo de ocorrências de autuação ligadas a infrações consideradas graves aumentou nos três primeiros meses deste ano.
“Em 2021 nós tivemos no primeiro trimestre 63 infrações de condutores conduzindo sob influência de álcool e no mesmo período deste ano foram 124 condutores flagrados, um aumento de quase 100%. Já em relação a ultrapassagens indevidas, nos três primeiros meses do ano passado foram 348 casos e no primeiro trimestre deste ano, 394. Quanto ao cinto de segurança, no início do ano passado foram 469 autuações e 526 nesse ano. Então, de um modo geral, o quantitativo de infrações mantêm uma estabilidade, mas em relação a ocorrências que contribuem para os acidentes serem mais grave, tivemos aumento. Isso nos leva a crer que as pessoas estão um pouco mais imprudente”, relata Peringer.
Diante dessa realidade, Peringer complementa reforçando a importância dos cuidados dos motoristas na hora de dirigir, especialmente, nas próximas duas semanas que terão os feriadões de Páscoa e de Tiradentes.
Confira a entrevista completa