Busca rápidaX


MANCHETES

Procon de Ijuí realiza fiscalização em farmácias para identificar possíveis preços abusivos

20 de março de 2020

O Procon notificou na tarde de ontem as farmácias de Ijuí devido a prática de elevação de preços de itens como álcool gel e máscaras de proteção. Conforme o coordenador da entidade, Nelson Copetti, foi determinado que as farmácias prestem os devidos esclarecimentos sobre o reajuste nos preços destes produtos no prazo de cinco dias apresentando as notas fiscais de compra e de venda.

O objetivo da entidade é analisar possíveis abusos no aumento sem justificativa dos valores. As informações e os documentos terão que ser protocolados pelas lojas junto ao Procon. Nelson salienta que a recusa à prestação de informações caracterizam crime e podem acarretar diversos prejuízos aos estabelecimentos.

Nelson reforçou ainda que os fiscais estão atentos também ao aumento injustificado de preços nos supermercados. Ele afirmou que já recebeu denúncias e os servidores estão verificando em loco, nos estabelecimentos, a prática de majoração de valores de alguns produtos.

Por enquanto ainda não foi identificada prática desse tipo em Ijuí. Mas, os consumidores devem ficar atentos e assim que verificarem um aumento muito significativo em qualquer item devem registrar com foto e nota fiscal e repassar ao Procon. A entidade está evitando atendimentos presenciais. Porém há o contato via telefone através dos números 3333 0725 ou 3333 5364.

Nota da redação:

Das 10:40 até às 15:50, a imagem principal desta matéria mostrava uma funcionária da rede de farmácias Preço Popular juntamente com o chefe do Procon de Ijuí, Nelson Copetti. A foto foi feita pelo Procon e enviada para a nossa redação, e passava a ideia de que esta empresa estava praticando preços abusivos, o que não é verdade. Inclusive a citada rede de farmácias não possui em seus estoques os itens álcool em gel e máscaras de proteção. Em contato, o marketing da rede de farmácias Preço Popular enfatizou a conduta ética e séria da empresa, que possui 450 lojas em vários estados e existe desde 2006.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí