CREMERS

Busca rápidaX

MANCHETES

Produtores rurais têm até 30 de junho para informar ocorrência de javalis no Rio Grande do Sul

25 de junho de 2026
FOTO: Divulgação/MMA

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), convida os produtores rurais do Rio Grande do Sul a participarem de um levantamento sobre a ocorrência de javalis e seus impactos nas propriedades rurais. O questionário pode ser respondido até 30 de junho e tem como objetivo reunir informações que auxiliem o Serviço Veterinário Oficial no planejamento de ações de vigilância, prevenção e controle desses animais. 

As informações fornecidas pelos produtores são fundamentais para identificar as áreas com presença de javalis e avaliar os riscos que os animais representam para a agropecuária, o meio ambiente e a sanidade animal. Os dados coletados contribuirão para a proteção dos rebanhos, da produção rural e dos ecossistemas. 

O questionário é preenchido on-line, não possui caráter fiscalizatório e pode ser acessado pelo link abaixo: 

“A participação dos produtores é essencial para ampliar o conhecimento sobre a ocorrência de animais asselvajados no Estado e aprimorar as estratégias de monitoramento e controle adotadas pelos órgãos de defesa agropecuária”, destaca a chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal da Seapi Grazziane Rigon. 

Fonte: rs.gov.br
error: Conteúdo protegido!