Busca rápidaX


Programa institucional aproxima o Hospital de Clínicas Ijuí da comunidade

22 de maio de 2024

Oferecer soluções em saúde é uma missão que vai além do atendimento hospitalar prestado diariamente pelo Hospital de Clínicas Ijuí (HCI). A instituição preza por manter a população informada sobre seus processos, disseminar dados relevantes sobre saúde e qualidade de vida, e por realizar ações que promovam o cuidado e a prevenção de doenças. Para tornar isso ainda mais consistente, em 2021 foi criado o HCI Comunidade, programa que visa aproximar o hospital da população.

Sua elaboração surgiu ainda na pandemia da Covid-19, idealizada pelo assistente social do HCI, Alessandro Borré. “Inicialmente, a ideia veio como uma forma de agradecer as pessoas pelo apoio que os profissionais da linha de frente do HCI estavam recebendo, essencial durante esse período. A sugestão foi muito bem-aceita pela diretoria do hospital e passamos a convidar profissionais da instituição para ir até as comunidades, como bairros, escolas, postos de saúde, igrejas ou empresas privadas, para levar informação em saúde, de acordo com seu principal interesse”, conta o colaborador.

O HCI Comunidade é um programa multiprofissional, pois envolve médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, entre outros, conforme solicitação da própria comunidade. “O tema depende da área de interesse do público-alvo. Se for um grupo de idosos, talvez queiram saber mais sobre autocuidado e prevenção de doenças. Nesse caso, vamos até o local com os profissionais indicados para levar informações relacionadas a esses temas. A ideia é proporcionar momentos que contribuam com a qualidade de vida das pessoas através de rodas de conversas que tornem todos os participantes protagonistas”, explica Alessandro.

Com o passar dos anos, o HCI Comunidade se tornou contínuo e hoje se configura como um programa institucional. “Ele está muito presente no dia a dia do nosso hospital e desenvolve, não só as pessoas que participam, mas também nossos profissionais, que saem da sua rotina diária e são desafiados a fazer algo diferente. Através dele, vimos as pessoas de forma integral, além do atendimento hospitalar, e buscamos fazer com que se sintam o que elas de fato são: parte da nossa instituição”, destaca o presidente do HCI, Douglas Prestes Uggeri.

Em breve, o programa estará nas instituições de educação da rede municipal de Ijuí, envolvendo toda a comunidade escolar. “Nos reunimos com o secretário de Educação, Cláudio Souza, e levamos a proposta de trabalhar o HCI Comunidade com os alunos. Isso porque as crianças são fundamentais na ampliação e multiplicação de informações, além de que a infância é um momento crucial para trabalhar na prevenção da saúde. É uma ação que envolverá professores, diretores, coordenadores de escolas e, é claro, as famílias”, completou Alessandro. O Hospital de Clínicas Ijuí acolhe as solicitações dos grupos e entidades para aderir ao programa através do e-mail [email protected].

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e HCI