Busca rápidaX


MANCHETES

Projeto de lei que garante piso salarial à rede pública de ensino de Ijuí é aprovado

1 de abril de 2024

Foi aprovado por unanimidade pelo Poder Legislativo de Ijuí o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 34/2024, que garante o pagamento do Piso Nacional do Magistério Público à rede pública municipal de ensino. O PLO foi votado na Sessão Plenária da Câmara de Vereadores na noite desta segunda-feira (01), após 15 meses de luta da categoria pela volta do cumprimento do piso em Ijuí, que deixou de ser pago em janeiro de 2023.

A Sessão da Câmara contou com a presença de grande número de servidores públicos municipais. Entre eles, o presidente do Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Ijuí (APMI), Rudimar Scherer, que destacou, em entrevista à Rádio Progresso, a importância deste momento. “Hoje é um dia histórico para nós professores da rede, já que ficamos esse tempo em defasagem em relação ao nosso piso, que é nacional, que é uma lei que existe desde 2008 e que o nosso município por tradição sempre cumpriu. Então hoje é uma sensação de alívio, de meta cumprida. Estamos muito satisfeitos por reconquistar esse direito, que é constitucional”, afirmou o presidente da APMI.

Com a aprovação do projeto, encaminhado pelo Poder Executivo, o reajuste salarial será aplicado a servidores investidos em cargos efetivos do quadro do Magistério Público Municipal, titulares de cargos efetivos de professor, empregos públicos de professor regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), contratados temporariamente no cargo de professor, inativos e pensionistas.