Busca rápidaX


MANCHETES

Projeto de revitalização da Usina Velha de Ijuí é apresentado durante programação da Semana do Meio Ambiente

9 de junho de 2024

Integrando as programações da Semana Municipal do Meio Ambiente, que terminou ontem em Ijuí, aconteceu na última quinta-feira a a visitação a Usina Velha de Ijuí. Na ocasião o diretor do Demei Marco Aurélio Sickas, apresentou o projeto de revitalização da Usina Velha.
O projeto contempla uma melhoria na infraestrutura do espaço que remonta o início da produção energética em Ijuí, inaugurada há quase um século, quando produzia energia suficiente para abastecer a cidade de Ijuí e também de Santo Ângelo na época, sendo uma das mais importantes hidrelétricas do Estado. 
Conforme o secretário de Meio Ambiente de Ijuí, Yuri Pilissão, a usina Velha é um local histórico em uma área verde extremamente importante para Ijuí, onde o objetivo é desenvolver projetos sendo um deles o museu da eletricidade. “O objetivo é desenvolver tecnologias para novas fonte de energia”, revelou o secretário.
Durante a visitação teve a mostra fotográfica que conta a história da Usina Velha, desde sua construção antes de 1930.

Durante a apresentação do projeto de revitalização, na última quinta-feira, o Professor do GAIC-  Grupo de Automação Industrial e Controle , Dr. Paulo Sausen, fez a apresentação do projeto de P&D e PEE (Nano Grids dos sistema de geração e o museu da eletricidade), que são resultado de uma parceria entre a Unijui, Demei e Demei Geração. Além dos mencionados acima, o evento também contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Rural Emerson Pereira, titular da Secretaria de Educação de Ijuí, Cláudio Souza,  titular da Secretaria de Cultura e Turismo, José Augusto Fiorin, diretora do Demei Geração Daiana Michelon Pias,  além de servidores e convidados.

Fonte: RPI / Prefeitura de Ijuí