Busca rápidaX

MANCHETES

Projeto inovador da EMEI Coronel Barros estará na Expocelb e terá realidade virtual

21 de novembro de 2022

Um universo fora do imaginário das crianças foi criado, literalmente, em uma das salas da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) bloco B, em Coronel Barros. Uma iniciativa posta em prática através de muitas mãos e que encantou os olhos de quem acompanhou.

O projeto “Viajantes do Universo” surgiu na escola após os próprios alunos sinalizarem o interesse e a curiosidade em aprender sobre o tema. O “universo” foi pauta ao longo de todo o ano e, inclusive, fez parte do desfile municipal.

Mas com o objetivo de proporcionar ainda mais proximidade e contato das crianças com o tema, um grupo de profissionais teve a ideia de organizar um Mini Planetário na Emei. Através da confecção de materiais na escola e em casa, com a ajuda dos pais, a sala de aula se tornou um universo com planetas, cometas, estrelas e tudo aquilo que há no espaço. Para ganhar ainda mais forma, a amostra funcionou como realidade em 3D. Todos os alunos e pais tiveram acesso ao planetário e realizaram visitação especial.

E para concluir os estudos sobre o tema, a escola proporcionou às crianças uma viagem à Santa Maria, onde puderam conhecer de perto o planetário e o mantenedouro São Braz. Segundo a Diretora da Escola, Daniela Diekow, esses momentos com certeza vão ficar marcados na vida das crianças, pois foi mágico e encantador.

Para que toda a comunidade possa ter acesso ao projeto, a amostra estará disponível em um estande na Expocelb, que acontece de 24 a 27 de novembro na Praça Verde. A Unijuí será parceira e disponibilizará óculos 3D para que a experiência seja ainda mais real. É a realidade virtual entrando em cena. Todas as pessoas são convidadas a visitar.

A construção e o desenvolvimento do projeto foi possível graças ao engajamento de professores e direção, sendo elas: Professora Taisa Schmorantz, Gabriela Schwinger, Karen Hermann, Simoni Tonielo, Auxiliar de educação Litiane dos Santos; direção Daniela Diekow, Marcia Sausen e Joline Bernardi.

Fonte: RPI