Busca rápidaX


Prorrogado prazo para regularização de título eleitoral no RS

7 de maio de 2024

Em decisão assinada na última quinta-feira (2), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, autorizou a prorrogação, por 15 dias, do prazo final para regularização do cadastro eleitoral no Rio Grande do Sul. A medida foi tomada devido à situação de calamidade pública decretada pelo governo estadual e em apoio à população gaúcha afetada pelas fortes chuvas.

O prazo, que terminaria nesta quarta-feira (8), se encerrará no dia 23 de maio. Em entrevista à Rádio Progresso, na manhã desta terça-feira, a chefe do cartório da 23ª Zona Eleitoral, com sede em Ijuí, Sônia Henke, relatou que, que, devido à inundação em Porto Alegre e à falta de energia elétrica na capital, o Data Center, sistema de processamento de dados estaduais, está desligado. Por esse motivo, o cartório está sem sistema e sem internet.

“Tendo em vista toda essa situação, foi solicitado ao TSE e o TSE aceitou ontem e emitiu uma portaria determinando a suspensão da coleta biométrica em todo o Estado”, destacou Sônia. Ela explica que, com essa medida, os eleitores podem emitir o título pela internet, o que não era mais possível por conta da necessidade da coleta biométrica. “Não será pedido mais a biometria. É só entrar no sistema, preencher os dados e juntar os documentos. Esses pedidos vão vir para nós e, no momento que o sistema voltar, nós vamos tratar cada um dos pedidos e depois isso vai ser processado no TSE”, explicou.

Apesar do atendimento presencial ao público estar mantido, a chefe do cartório orienta que os eleitores evitem de ir até o local, pois a falta de sistema e internet impossibilita a emissão do título e outros serviços. “Nós estamos trabalhando da mesma forma, mas nosso pedido é que o eleitor não vá ao cartório, porque não conseguimos atender o eleitor. Por isso estou orientando a fazer em casa o pedido, e aqueles eleitores que não têm acesso à internet ou por algum motivo têm limitações, devem entrar em contato conosco pelo nosso WhatsApp ou telefone 55 9 96614107 que nós estaremos atendendo e dando orientações”, salientou Sônia.