Busca rápidaX

MANCHETES

Quase metade dos municípios da regional da Defesa Civil das Missões comunica estragos pelas chuvas

3 de maio de 2024

A coordenadoria da Defesa Civil regional, com sede em Santo Ângelo, registra danos causados pelas chuvas em 26 municípios, dos cerca de 60 atendidos pelo órgão. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o coordenador regional da Defesa Civil, Cristiano Machado, disse que essas 26 prefeituras comunicaram estragos.

Diante disso, são cerca de 50 mil pessoas afetadas, visto problemas em pontes, bueiros, falta de luz ou água, alagamentos, dentre outras situações. Em Santo Ângelo seis pessoas precisaram deixar as casas e em Eugênio de Castro, 16.

Cristiano Machado acredita que entre seis a oito municípios vão decretar situação de emergência devido aos temporais. Um dos municípios já definidos é Nova Ramada. O coordenador da Defesa Civil regional ainda observou que na região das Missões há pontes com problemas ou interrupções, ainda muitos problemas em estradas rurais em toda a região, inclusive em Ijuí, aliás, situações que persistem desde setembro do ano passado quando iniciou períodos de fortes chuvas.

Machado destacou a preocupação com o rio Uruguai, que recebe água de muitos afluentes. Nesse caso, existe atenção especial com os municípios de Porto Mauá e Porto Vera Cruz, onde há travessias de balsas. Em Porto Mauá começou a mobilização de pessoas que residem na beira do rio Uruguai. E as travessias de balsa, pelo rio Uruguai, entre Barra do Guarita, no Rio Grande do Sul e Itapiranga, Santa Catarina, ainda em Porto Mauá, também entre Tiradentes do Sul, lado brasileiro, e El Soberbio, na Argentina, estão canceladas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí