Imagem ilustrativa gerada por IA Integrando a programação do Mês do Meio Ambiente, acontece nesta tarde a blitz educativa “Eu Paro para os Animais”, junto à rodovia próxima ao trevo principal de acesso à Unijuí. A ação é organizada pelo curso de Ciências Biológicas da universidade e tem como principal objetivo conscientizar os motoristas sobre o elevado número de atropelamentos de animais silvestres registrados no local.
Em entrevista à Rádio Progresso, a coordenadora do curso de Ciências Biológicas e professora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, Juliana Fachinetto, explicou que a iniciativa surgiu a partir de uma reflexão realizada durante o curso de taxidermia promovido pela universidade desde o início deste ano. A capacitação ensina técnicas de preservação de animais para fins científicos e educativos, utilizando exemplares que integram a coleção do curso.
Segundo a professora, grande parte desses animais chegou à universidade após ser encontrada morta nas proximidades do campus. A partir dessa constatação, a universidade já promoveu uma aula inaugural sobre o tema e agora busca ampliar o debate junto à comunidade por meio da blitz educativa.
A atividade ocorre das 14h às 16h30, horário escolhido para minimizar impactos no fluxo de veículos. O trecho da rodovia onde a ação será realizada é considerado um ponto crítico para a fauna silvestre, já que separa áreas de preservação permanente existentes dentro do campus da Unijuí e em áreas localizadas do outro lado da via. Essa configuração, segundo a professora, forma um corredor ecológico utilizado pelos animais para deslocamento entre os fragmentos de mata.
Durante a travessia, muitos acabam sendo atropelados. Entre as espécies mais frequentemente encontradas estão quatis, tatus, lagartos e diversos outros animais silvestres que habitam a região.
Além de sensibilizar os condutores para a redução da velocidade e maior atenção ao trafegar pelo trecho, a blitz pretende reforçar a importância da preservação da biodiversidade local e da convivência segura entre o trânsito e a fauna.
A ação conta com o apoio do PET Biologia, da Secretaria Municipal de Trânsito, da Coordenadoria de Proteção Ambiental (CPA) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.