Busca rápidaX

MANCHETES

RGE inaugura a subestação de energia Cruz Alta 3

26 de maio de 2023

A prefeita Paula Rubin Facco Librelotto participou, nesta quinta-feira (25/05), da solenidade de inauguração da Subestação Cruz Alta 3, investimento da concessionária RGE Sul Distribuidora de Energia S/A, que beneficiará diretamente cerca de 30 mil clientes, aumentando a capacidade energética no município. A solenidade contou com a presença do Deputado Estadual, Rafael Braga Librelotto. 

Com investimento de R$ 27 milhões, a nova estrutura conta com dois transformadores e quatro módulos de alimentadores, totalizando potência de 18,75 MVA. O investimento integra também a construção da nova Linha de Distribuição entre as Subestações Cruz Alta 2 e Cruz Alta 3, com extensão de 2 km. 

Em seu pronunciamento, a prefeita Paula Rubin Facco Librelotto reforçou a importância do investimento no município. “Este importante investimento realizado pela RGE trará mais segurança e tranquilidade aos consumidores, melhorando a eficiência energética, um fator de suma importância para o desenvolvimento do nosso município. A partir deste investimento robusto de R$ 27 milhões, além de garantir segurança energética aos clientes, também viabilizará o nosso trabalho para atrair novos investimentos e empregos para a nossa cidade. Portanto, a inauguração da Subestação é um marco importante para o nosso município, promovendo o desenvolvimento socioeconômico, garantindo o abastecimento adequado de energia elétrica e garantindo a qualidade de vida da população local.”, concluiu a prefeita. 

A subestação é responsável por receber e distribuir energia elétrica de alta tensão para a cidade e região, sendo um elemento essencial para o fornecimento de eletricidade de forma eficiente e confiável. Esse investimento contribuirá para a melhoria da qualidade de vida da população, uma vez que a energia elétrica é essencial para o funcionamento das residências, comércios e indústrias. Além disso, o aumento da capacidade energética pode atrair novos investimentos para o município, impulsionando o desenvolvimento econômico local.

“É um investimento que tem impacto positivo na qualidade e confiabilidade do sistema elétrico. Com esta obra, a RGE garante uma rede mais robusta e moderna a todos os clientes, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região”, afirma Evaldo Baldin Dias, Gerente de Engenharia de Planejamento e Construção da distribuidora.

Participaram da solenidade o vice-prefeito, Luciano Ardenghi; a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Valéria de Bortoli; a secretária municipal de Obras, Planejamento e Mobilidade Urbana, Bárbara Vieira Nogueira; além de diretores e funcionários da concessionária. 

Sobre a RGE – Responsável por distribuir 65% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender mais de 3 milhões de clientes em 381 municípios gaúchos, a RGE é hoje a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado. 

Os investimentos realizados pela RGE contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de locais de fundamental importância para a economia do estado, que vão desde fortes polos turísticos, agrícolas e pecuários, até grandes centros industriais e comerciais, trazendo mais bem-estar, conforto e infraestrutura para a vida de 7,4 milhões de gaúchos.

02

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura