Busca rápidaX

Sargento Kipper, o bombeiro mais antigo de Ijuí passa para a reserva

17 de maio de 2023

O 2º Sargento do Corpo de Bombeiros de Ijuí, Antônio Kipper, de 64 anos, foi homenageado em cerimônia realizada na sede da corporação do 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul, na tarde desta quarta-feira, 17. Ele se despede da corporação após 42 anos de serviços prestados, mesmo após a aposentadoria. O Sargento Kipper é o mais antigo em atuação no município e ingressou no serviço público em 23 de junho de 1981. 

Para a despedida, o Sargento foi reconhecido por colegas, membros das demais forças de segurança, como polícia civil e brigada militar, e integrantes do executivo ijuiense. Ele se aposentou em 2006, mas retornou ao trabalho e cumpriu a função por mais 15 anos. De acordo com a lei, ele poderia exercer até maio do ano que vem, mas em conjunto com a família, optou por encerrar as atividades este ano. O legado, para ele, é extremamente positivo. “Saio com a missão cumprida pela dedicação em todo esse tempo e agora vamos viver uma vida nova, com a família”, disse. 

Durante as mais de quatro décadas de atuação, ele coleciona histórias tristes, felizes e de superação. Dentre as ocorrências que mais marcaram sua carreira, estão dois combates a incêndios em residências, com óbitos de crianças. “Também tiveram acidentes com vítimas fatais, fraturas expostas, situações tristes… ao longo da carreira aprendi a separar a vida pessoal da profissão”, pontuou. 

O sargento relembra as transformações que o trabalho de salvamento enfrentou ao longo do tempo, como os avanços advindos da tecnologia. “Antigamente íamos para os resgates em caminhões abertos, não tínhamos desencarcerador, por exemplo. Hoje tudo mudou, está melhor e com mais recursos”, finalizou. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí