Na sessão do legislativo ijuiense da última segunda-feira (06) o vereador Josias Pinheiro utilizou a tribuna para demonstrar sua preocupação diante de uma situação relatada por pacientes e servidores que atuam nas Unidades de Saúde do município. Segundo os relatos, há quase três meses não acontece o recolhimento de lixo nas referidas unidades. O lixo é contaminado, já que são itens como gases, seringas, esparadrapos.
Nessa manhã (09) o vereador César Busnello também entrou em contato com nossa reportagem, quando nos enviou uma mensagem duma servidora que relata a seguinte situação:
“Já faz quase 90 dias sem recolhimento do lixo nas unidades. Eu aqui no ESF Pindorama estou com o expurgo lotado de sacos de lixo, além do banheiro público que os pacientes usam, que estão cheios de saco de lixos contaminados e não se resolveram ainda sobre essa questão. E quando perguntei no grupo da higienização não obtive nenhuma resposta” afirma o relato.
O Gabinete do vereador Busnello esteve, na manhã de ontem (08), no Postinho do Bairro Assis Brasil e Pindorama, onde efetuou registros em vídeo e imagens que comprovam a situação. “Verdadeiro descaso! Lamentável. Caso de saúde pública! Um desgoverno e desrespeito aos cidadãos” afirma Busnello, que encaminhará nos próximos dias solicitação de providências ao Ministério Público.
O secretário de Saúde Márcio Strassburger confirmou à reportagem da RPI nesta manhã (09) que estão enfrentando problemas com a empresa responsável pelo recolhimento. “ Faz uns dois meses que eles pararam de coletar o lixo, eles estão com pendencia documental conosco, nós precisamos fazer um pagamento a eles e solicitamos a entrega de notas fiscais. Porém, dede julho eles não entregam esses documentos, e a Secretaria da Fazenda não faz o pagamento mediante falta de documentações necessárias. Com isso eles interromperam a coleta. Eles já foram notificados várias vezes, e recém ontem (8) conseguimos a confirmação de que eles vão recomeçar a coleta na próxima segunda-feira, dia 13. Vamos colocar um servidor acompanhar a coleta na segunda-feira. Caso eles não retomem a coleta no dia 13, vamos romper o contrato” garante o secretário.