A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação lançou, ontem, 20, um vídeo informativo sobre o Plano Estadual de Controle dos Carrapatos Bovinos, que alerta sobre os perigos que estes parasitas podem causar. Os riscos são diversos, sendo o mais preocupante a transmissão da Tristeza Parasitária Bovina. Segundo estimativas, esta doença é responsável pela perda de 100 mil animais por ano no Rio Grande do Sul.
A campanha também incentiva o controle adequado dos carrapatos, utilizando racionalmente os carrapaticidas. Para tanto, é preciso fazer o teste de biocarrapaticidograma, que verifica a sensibilidade do parasitas às substâncias. O resultado auxilia o produtor a saber qual produto é o mais apropriado a combater os acarídeos da sua propriedade, gerando eficiência e economia. O exame é feito gratuitamente pelo Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF).
Plano Estadual de Controle do Carrapato Bovino
Por que controlar os carrapatos bovinos e como contornar sua resistência aos carrapaticidas? Vídeo institucional do Plano Estadual de Controle do Carrapato Bovino, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul. Mais informa Crédito: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação RS