Busca rápidaX


MANCHETES

Temporal em Panambi resulta em destelhamentos, pessoas desabrigadas e prédios públicos alagados

8 de maio de 2023

Panambi foi o município do Rio Grande do Sul mais atingido pelo temporal que ocorreu neste domingo, 7. Os fortes ventos, a chuva intensa e o granizo deixaram marcas consideráveis, principalmente na região Sul da cidade. Alagamentos, falta de energia e destelhamentos atingiram 14 bairros.

Em entrevista à Rádio Progresso, na manhã desta segunda-feira, o coordenador da Defesa Civil, Adair Rodrigues, informou que 50 famílias procuraram atendimento. “Estimamos que o número de afetados seja maior tendo em vista que muitas pessoas fizeram seu próprio atendimento. Acreditamos que 250 pessoas foram atingidas diretamente em decorrência do vendaval. Algumas delas ficaram desabrigadas em virtude que todo o telhado foi arrancado pela força do vento”, relatou.

Devido o outono, as folhas e galhos entupiram bocas de lobo causando inundação em vários pontos da cidade. Prédios públicos também foram atingidos. A prefeitura teve várias salas inundadas, incluindo a Central Telefônica. O prédio da Estratégia da Saúde da Família do bairro Esperança precisou ficar fechado. A água atingiu 15 centímetros e molhou equipamentos médicos. Escolas também foram afetadas, principalmente com quedas de galho.

“Hoje é um momento de recuperação. Parte da cidade ficou sem energia elétrica até porque telhados e árvores atingiram cabos da rede”, disse Rodrigues.

Panambi decretou situação de emergência e aguarda a homologação do Estado.

Fonte: Foto: Redes Sociais