Busca rápidaX

MANCHETES

Tenente da BM salva bebê engasgado com leite em Canela

4 de março de 2020

Um tenente do Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Canela, na serra gaúcha, salvou um bebê de apenas um mês que se engasgou com leite, na manhã desta terça-feira (3). Segundo o relato da mãe, Roseli de Freitas, 33 anos, a bebê Sofia estava dormindo depois de ter tomado leite, quando começou a se afogar. “Na hora meu marido saiu correndo pedindo ajuda, enquanto eu tentava massagear ela”, conta.

Um homem que passava de carro na frente da casa do casal ouviu o chamado e parou para ajudar. “A gente nem conhecia ele, mas ele nos ajudou e nos levou até a Brigada”, conta a mãe. O tenente Jeferson Zanini relata que ouviu buzinas na frente do quartel e foi verificar. “Vi um homem e uma mulher com uma criança de colo pedindo ajuda. O bebê estava sem sinais de respiração”, diz. “De imediato, peguei a criança e realizei o procedimento para desobstruir as vias aéreas, a qual estava sem movimentos”, completa.

Zanini conseguiu realizar a manobra de Heimlich, que induz uma tosse artificial, para que a traqueia seja desobstruída. A respiração de Sofia normalizou. “Foi um momento difícil. Mas é indescritível e muito gratificante ter conseguido ajudar. Graças a Deus deu tudo certo”, diz o tenente.

Para Roseli foi um momento de muita angústia. “Já tinha acontecido uma vez com ela, então sabíamos, mais ou menos, como tínhamos que fazer. Só que não conseguimos”, conta. “Parece que foi Deus que colocou os dois [o rapaz que levou o casal até o quartel e o tenente] no nosso caminho”, diz.

A bebê Sofia foi levada ao hospital, examinada, e já está em casa com os pais e o irmão gêmeo Bryan. “Quando estávamos saindo do quartel ela até deu um sorrisinho para o tenente”, conta Roseli.

Fonte: G1