Busca rápidaX

MANCHETES

‘Transporte escolar já foi suspenso e com chuva é perigoso” diz morador de Catuípe sobre condições da ERS 218

26 de maio de 2023

Uma Comissão formada recentemente em prol do asfaltamento dum trecho de aproximadamente 9 km de estrada de chão, entre Ijuí e Catuípe, busca o apoio da comunidade regional para uma mobilização presencial que vai acontecer amanhã (27). O ato será realizado das 9h ao meio dia, em frente a Erva-mate Douradinha, ou seja, trevo da RS 155 com a ERS 218, na localidade de Chorão, Ijuí.

O trecho da ERS 218, é frequentado por motoristas de diversos municípios da região, já que está entre a ERS 342 e a ERS 155, mas os 9 km de estrada de chão apresentam problemas há anos.
Segundo Fernando Lucchese, um dos integrantes da comissão, a adesão de lideranças locais, regionais, e da comunidade em geral, é de extrema importância para que o ato ganhe força. O grupo quer chamar atenção do governo estadual, já que o trecho é de responsabilidade do estado. A ideia é criar um canal direto de comunicação entre comissão e o estado, que há 12 anos não destina investimentos ao local, segundo Lucchese.

Nossa reportagem esteve no local no início desse mês, num dia de chuva, quando um ônibus que fazia o transporte de alunos da região, ficou atolado em meio ao barro. A situação, de acordo com o motorista, fez com que o transporte pelo trecho fosse suspenso por tempo indeterminado por oferecer riscos aos alunos.

Ontem (25) um morador do local, Adair Cesar Schulz, falou à nossa reportagem sobre os problemas que o trecho apresenta em dia de chuva. Segundo ele, várias vezes os alunos não chegaram a escola já que o transporte escolar não consegue passar. “Aí precisamos sair de casa, enfrentar as péssimas condições para deixar os filhos na escola” relata. Além disso, Adair teme pela segurança das crianças. “o motorista leva crianças pequenas, de cinco anos, imagina acontecer alguma coisa, não teremos tranquilidade enquanto a situação estiver assim” afirma.

O ato amanhã será realizado com qualquer tempo. Em caso de chuva, o evento acontece num pavilhão, nas proximidades do local.

Fonte: RPI