Busca rápidaX

MANCHETES

Último dia para contribuintes ijuienses declararem o Imposto de Renda 2024

31 de maio de 2024

Termina nesta sexta-feira (31), às 23h59, o prazo para os contribuintes declararem o Imposto de Renda (IR) 2024, com exceção de residentes de 399 municípios gaúchos que tiveram a data final para entrega da declaração prorrogada até 30 de agosto.

O município de Ijuí, contudo, não faz parte dessa lista. Da região da Amuplam, também não foram incluídos Ajuricaba, Bozano, Condor e Coronel Barros. Portanto, os contribuintes destas cidades devem entregar a declaração ainda hoje, com o restante do Brasil.

Quem perder o prazo fica sujeito ao pagamento de uma multa para regularizar a situação, de, no mínimo, R$ 165,74, válida para as declarações sem imposto a pagar. Já para quem dever imposto, a multa varia entre 1% ao mês e 20% do valor devido, mais os juros proporcionais à taxa Selic vigente, atualmente em 10,50% ao ano. 

O contribuinte que entregar a declaração com atraso tem 30 dias para quitar as pendências. O pagamento deve ser realizado pelo Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) gerado ao transmitir a declaração atrasada. Nos casos daqueles com imposto a restituir, também existe a cobrança da multa. No entanto, o pagamento da dívida pode ser abatido do valor a ser reembolsado pela Receita Federal.

Confira aqui se o seu município teve o prazo prorrogado. Além destes 397 listados, foram incluídos posteriormente Rio Grande e São Lourenço do Sul.