Busca rápidaX

MANCHETES

Unijuí recebe candidatos para o Vestibular de Medicina e propõe redação sobre situações catastróficas

23 de junho de 2024
Foto: Unijuí/Divulgação.

A Unijuí realizou, neste domingo (23), o Vestibular de Medicina de inverno. Junto ao campus da Universidade, foram recebidos mais de 300 candidatos, que disputaram as 30 vagas direcionadas aos inscritos que optaram por realizar a prova. Outras 10 vagas estão sendo disputadas pelos candidatos que optaram por participar do processo seletivo por meio do aproveitamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado entre os anos de 2018 e 2023.

Segundo a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Bruna Comparsi, houve um grande movimento para organizar o processo seletivo e o resultado é bastante positivo, onde se vê o campus cheio de pessoas e de sonhos. “Neste processo nós tivemos um número significativo de candidatos, onde observamos uma crescente na relação de vestibulandos com mais de 10 candidatos por vaga. A Unijuí está sendo uma possibilidade para a realização de sonhos e a transformação da nossa sociedade por meio da educação. Estamos preparados para formar excelentes médicos capazes de atuar no cuidado da saúde de forma integral”, destacou. 

A prova do Vestibular de Medicina 2024/2 foi composta por uma redação e 40 questões objetivas sobre quatro áreas do conhecimento: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Nesta edição, o tema da redação foi  “Aprendizado e Resiliência em Situações Catastróficas”.

“Essa temática é baseada em um texto que aborda a importância do trabalho em equipe, comunicação assertiva e organização durante desastres, onde os candidatos puderam refletir sobre como essas experiências aprimoram os serviços hospitalares e o papel do planejamento e treinamentos das equipes de saúde para enfrentar momentos de crise. Outro aspecto importante são as consequências físicas e mentais enfrentadas pelos profissionais de saúde e a necessidade de suporte psicológico para garantir seu bem-estar e eficiência. Então, a Unijuí convidou todos os vestibulandos a refletir sobre este tema essencial para a formação de futuros médicos”, pontuou a vice-reitora de Graduação.

Enquanto os candidatos realizaram a prova, os familiares foram recepcionados no hall da Biblioteca Mario Osorio Marques, onde tiveram a oportunidade de fazer uma visita virtual ao Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), por meio do projeto “Você se conecta com a nossa história”; e conhecer os livros da Editora Unijuí, que presenteou os candidatos com obras. 

Além disso, os familiares também puderam conhecer a estrutura da Universidade através de uma visita guiada ao Complexo 2 da Unijuí Saúde, onde muitas aulas do curso de Medicina são ministradas, e onde estão localizados os laboratórios de simulação realística. 

O gabarito da prova do Vestibular de Medicina será divulgado nesta segunda-feira, dia 24, às 15h; e a lista de classificados será divulgada no dia 26, às 17h. Para mais informações acesse unijui.edu.br/vestibular.

Fonte: Unijuí