O forte vento registrado por volta das 5 horas e 30 minutos de hoje causou problemas na rede de energia elétrica de Ijuí. Segundo o Demei, os problemas se concentram nos bairros Glória, São Geraldo e Morada do Sol, especialmente por rompimentos de cabos de energia. Também houve entre quatro e cinco transformadores desarmados em pontos isolados.
Em torno de 500 consumidores estão sem luz na cidade e equipes do Departamento Municipal de Energia de Ijuí atuam para solucionar o problema. Num dos pontos da cidade ainda houve curto circuito na fiação da rede pública.
Já a Ceriluz recebeu informação de falta de luz na Linha 4 Leste, próximo ao campo da Imasa, e na Linha 5 Oeste, porém casos isolados. Inclusive, a Ceriluz está com o fone de emergência 0800-051-31-30 fora do ar. Com isso, consumidores podem entrar em contato pelo 0800-040-10-10 ou pelo fone whatsapp – 3331-9101.
O coordenador da Defesa Civil de Ijuí, Jandir Andreatta, por sua vez, disse para a RPI que logo após o vendaval percorreu a cidade e não constatou maiores problemas. Não houve destelhamentos. Andreatta também é coordenador regional da Defesa Civil da Amuplam – Associação dos Municípios do Planalto Médio – abrangência de 11 municípios, com sede em Ijuí. Frisou que nos demais 10 municípios da entidade também não ocorreram estragos pelo forte vento. No centro de Ijuí, até por volta das 8 horas desta manhã, choveu 28 milímetros.
Por outro lado, o vendaval derrubou árvores e galhos nas ERSs 342 e 155, por exemplo, rodovia Ijuí/Santo Augusto. Na cidade de Ijuí também existem galhos em vias públicas. No bairro Hortência, em Santo Ângelo, uma árvore caída em residência. Além disso, houve queda de árvore na ERS 344, em Santo Ângelo, e outra árvore caiu na ERS 342. Inclusive, nesse último caso um caminhão colidiu na árvore.