Busca rápidaX

Verão começa nesta quarta-feira e deve ter pouca chuva na região de Ijuí

21 de dezembro de 2022

Oficialmente o verão começa nesta quarta-feira, 21, às 18h48, e se prolonga até o dia 20 de março às 18h25. Assim como nos dois últimos verões, há a influência do fenômeno La Niña que impacta no regime de precipitação no Sul do país. Na estação em 2022/2023 a boa notícia pelas projeções globais é que o fenômeno perca intensidade. Até o início do outono estaremos sobre neutralidade climática, ou seja, sem influência do El Niño e do La Niña.

No entanto, conforme a meteorologista da Rádio Progresso, Camila Cardoso, a tendência para o verão é de chuvas ligeiramente abaixo da média na região de Ijuí. “É um verão de chuvas escassas, mas não terá uma situação tão rigorosa como ocorreu no ano passado. É esperado que a estação mais quente do ano passe por períodos consecutivos sem chuva, onde a insolação é bastante elevada e as temperaturas atinjam o patamar de 40 graus”, informou.

Os meses de janeiro e fevereiro devem passar por eventos de chuva com uma grande regularidade espacial: tipo de chuva que ocorre de maneira volumosa em uma localidade e em outras próximas não passa de uma chuva passageira ou de menor volume, e em outras não ocorre precipitação em lugares não muito distantes. “A tendência é que a ocorrência de temporais com granizo e ventania possam ocorrer na nova estação. Devemos esperar dias de calor com forte abafamento e nesses dias podemos ter os conhecidos temporais de verão que ocorrem, por característica na metade da tarde ou no período da noite”, relatou a meteorologista. 

É um verão sobre a influência do fenômeno La Niña, que deve enfraquecer ao longo da estação, as chuvas de verão ocorrem, mas podem vir com temporais, e devemos observar irregularidade nas chuvas e a sequência de dias de tempo seco.