Busca rápidaX


Vereadores divergem sobre saída de Ijuí do consórcio da Rota do Yucumã

15 de agosto de 2022

o projeto que dispõe sobre a retirada de Ijuí do Consórcio Rota do Yucumã foi aprovado na noite desta segunda-feira, 15, apesar da discordância de muitos parlamentares. A região da Amuplam – Associação dos Municípios do Planalto Médio – decidiu criar e gerir o próprio mecanismo de estímulo ao turismo, através de entidade associativa ou de outro órgão a ser criado no curto prazo.

A primeira a se manifestar foi Bruna Gubiani, que representa o coletivo entre PT e PCdoB. “Até que ponto essa decisão é positiva para Ijuí?”. A vereadora questionou a falta de diálogo para a tomada desta decisão. No mesmo sentido, o vereador Josias Pinheiro (PDT) reivindicou mais diálogo entre os poderes e sugeriu que a nova rota turística tenha foco na identificação da cidade como Capital Nacional das Etnias. 

Os vereadores Ricardo Adamy (MDB), Bira Erthal (PL) e Maurício Michaelsen (PP) falaram em defesa do executivo. “Esse assunto foi amplamente debatido, inclusive com a participação do secretário Noel Torquato”, disse ele, se referindo à uma reunião das comissões que contou a presença do secretário, que reiterou não ser possível permanecer nas duas rotas, ou seja, é necessário optar por uma delas.

O nome da rota turística, vai passar de Rota das Etnias do Metal Mecânico e da Fé, para Rota das Águas, Culturas e Sabores. A alteração se dá pela necessidade em escolher nome mais atrativo para a região de Ijuí, com base na característica turística regional dos municípios. A nova rota turística será lançada nesta terça-feira, 16.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí