Durante sessão ordinária semanal, realizada ontem à noite, 26, a Câmara de Vereadores de Ijuí aprovou projeto da prefeitura que autoriza a concessão de uso gratuito de um terreno, no Distrito de Alto da União, para Associação de Água. No terreno, de propriedade do município, estão instalados o poço e a caixa de água que fornecem água potável para cerca de 115 famílias.
Baixou para análise das comissões, projeto da presidência do Legislativo, que altera lei sobre o plano de cargos e vencimentos dos servidores da própria Câmara ijuiense. Por indicação do vereador João Monteiro, do PDT, foi aprovado envio de ofício ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o DNIT, para execução de obra nas margens do quilômetro 460 da BR 285, a fim de ampliar as dimensões do acesso à via vicinal do Município de Ijuí que liga a rodovia ao Distrito de Floresta.
Também do vereador João Pedro Monteiro foi aprovado requerimento para ofício ao Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, o DAER, para que seja asfaltado trecho da ERS 218, que liga o município de Catuípe à ERS 155, no distrito de Chorão, em Ijuí. Já o vereador Junior Piaia, do PCdoB, pede que o Daer informe se há previsão de concluir a recuperação da ERS 522, no trecho compreendido entre os municípios de Ijuí e de Augusto Pestana.
Por outro lado, também na sessão de ontem do Legislativo de Ijuí, foi aprovado anteprojeto da vereadora, Alexandra Lentz, do PDT, como sugestão para que a prefeitura crie o disque denúncia, denominado “Disque Ijuí sem lixo”. Outro anteprojeto encaminhado ao Poder Executivo é da vereadora Helena Stumm Marder, também PDT, que propõe a criação do Banco Municipal de Materiais de Construção de Interesse Social.