Busca rápidaX


MANCHETES

Mobilização Municipalista em Brasília reúne prefeitos da Amuplam que reivindicam melhorias aos municípios

5 de julho de 2022

Essa terça-feira (05) é marcada pela mobilização municipalista que ocorre em Brasília, em defesa dos Municípios e da população. O movimento denuncia medidas de grande impacto aos municípios da região. Da Amuplam, Associação dos Municípios do Planalto Médio, participam o prefeito de Jóia, Adriano Marangon de Lima, de Nova Ramada, Marcus Bandeira, de Pejuçara, Flaviana Brandemburg Basso, de Coronel Barros, Edson Arnt e o vice-prefeito de Condor, Romulo Teixeira.

Entre as reivindicações dos gestores da região, estão as medidas federais do Legislativo, do Executivo e do Judiciário que afetam as finanças municipais e somam impacto imediato de R$ 73 bilhões ao ano aos Municípios.

Segundo dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o impacto, caso pautas ainda em tramitação sejam aprovadas, pode chegar a R$ 250,6 bilhões. Os valores são referentes à redução de receitas, aumento de despesas e liminares que impedem redistribuição de recursos.

Dois encontros aconteceram de manhã, e na parte da tarde a mobilização seguirá para o Congresso Nacional. “Nós prefeitos não somos de maneira alguma contra a diminuição de impostos, somos favoráveis, queremos combater a inflação, mas o que estamos reivindicando aqui é uma compensação financeira, já que nós fizemos nossos orçamentos anuais com uma previsão de receita e agora, no meio do caminho, essa receita pode ser cortada” afirma Adriano Marangon, prefeito de Jóia.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí