Busca rápidaX


Redução de ICMS causará diminuição nas contas de luz do Demei e Ceriluz

7 de julho de 2022

Consumidores de luz do Departamento Municipal de Energia de Ijuí vão perceber nas próximas faturas a redução no valor das contas, visto a diminuição das alíquotas de ICMS implementada pelo governo estadual sobre a energia. A alíquota de 25% de ICMS cai para 17%, conforme aprovação pelo Congresso Nacional e instituída pelo governo federal.

O presidente do Demei, Marcos Sikacz, ressalta que a redução de alíquota está em vigor desde 23 de junho e para a essa próxima conta de luz a diminuição do valor vai ser conforme a proporcionalidade de dias, segundo a data de cada faturamento. Marcos Sikacz acredita que o consumidor vai perceber desconto mais exato na conta de energia somente no mês que vem.

No entanto, o presidente do Demei alerta que no final deste mês a Agência Nacional de Energia Elétrica vai informar o índice de revisão tarifária anual das concessionárias e cooperativas de energia. Se esse percentual for de aumento para o Demei, por exemplo, o acréscimo poderá anular ou reduzir a diminuição na conta de luz, proporcionada pela menor alíquota de ICMS.

Para os associados da Ceriluz é a mesma situação, ou seja, haverá redução na conta de luz, visto a queda de ICMS. A Ceriluz vai aplicar esta diminuição a partir do faturamento deste mês, com vencimento de primeiro de agosto em diante.

No caso dos combustíveis, o reflexo da redução de ICMS já é percebido nas bombas. Em Ijuí, há duas semanas o preço médio da gasolina chegava a 7 reais e 20 centavos. Agora, motoristas encontram o valor do litro abaixo dos 6 reais, por exemplo, 5 e 34.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí