Busca rápidaX

20 de Setembro: história, orgulho e tradição marcam a origem do Dia do Gaúcho

20 de setembro de 2022

Desde a última terça-feira, dia 13, a Rádio Progresso vem transmitindo as principais programações alusivas a Semana Farroupilha, através de eventos em CTG ou entidades tradicionalistas e demais atividades que celebram  uma das datas mais importantes para a história do Rio Grande do Sul. Marcada por diversos desfiles ao redor do estado, o dia 20 de Setembro recorda o início a Revolução Farroupilha, em 1835. Mas afinal, qual a origem do Dia do Gaúcho?

No dia 20 de Setembro de 1835, deu início a chamada Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, ocorrida no Rio Grande do Sul. Organizada pela elite gaúcha, o movimento lutava contra o poder imperial do Brasil.

Os estancieiros gaúchos estavam insatisfeitos com a política fiscal do governo brasileiro. Nesta época, o Rio Grande do Sul possuía um grande mercado no produto de charque (carne seca) e a insatisfação dos estancieiros, era referente a cobrança de impostos realizada pelo governo.

O movimento, então liderado pelo estancieiro Bento Gonçalves, espalhou-se por parte do território do Rio Grande do Sul, onde iniciou também uma vontade separatista do estado pelo Brasil. Alguns historiadores não entraram em consenso para saber se realmente isso ocorreu, porém até os dias de hoje, esse sentimento ainda é presente em parte dos gaúchos.

Semana Farroupilha

O Dia do Gaúcho está incluído na Semana Farroupilha, uma celebração da cultura e das tradições gaúchas. A Semana ocorre todos os anos entre 13 e 20 de setembro, e é a maior festa popular do estado do Rio Grande do Sul.

Tradicionalmente, durante o evento, são organizadas festas nos CTG’s (Centros de Tradição Gaúcha) que ressaltam os costumes típicos deste povo, como a culinária, vestimentas, danças e apresentações musicais. Esse é o momento de exaltar a história e, através de palestras e espetáculos, relembrar o que aconteceu no Decênio Heroico (1835-1845).

Fonte: RPI