Busca rápidaX

Gaúchos comemoram bom rendimento da soja na região de Sorriso, MT

13 de fevereiro de 2023

Se o Rio Grande do Sul contabiliza dia a dia prejuízo crescente na agricultura em razão da estiagem, especialmente na soja e no milho, e isso pelo segundo ano consecutivo, no Mato Grosso a situação é inversa, que colhe uma grande safra de soja.

O município de Sorriso tem a maior extensão de soja do Estado, com cerca de 630 mil hectares. O presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Sadi Beledelli, ressalta que com 77% da área colhida, o rendimento médio da soja está em 65 sacas por hectare, acima da safra de 2022. Choveu bem desde o começo do plantio, o que garantiu a boa produção da oleaginosa. O preço médio da saca varia de 145 a 148 reais. Porém, segundo Beledelli, a lucratividade do agricultor é menor que o mesmo período do ano passado, pois o custo de produção aumentou, especialmente o preço dos fertilizantes, em razão da guerra entre Ucrania e Rússia.

Ontem pela manhã, o presidente do Sindicato Rural de Sorriso falou sobre a atual safra de soja e outros temas no programa Progresso Rural da RPI. Ainda abordou que os produtores do município de Mato Grosso já realizam plantio da safrinha de milho, aliás, Sorriso que também tem a maior área de milho de segunda safra no Estado. Também ocorre cultivo de algodão.

Na mesma entrevista no Progresso Rural, o presidente do Sindicato Rural de Sorriso destacou a presença de gaúchos que residem no município e região, ainda produtores de Santa Catarina e Paraná que se mudaram para Mato Grosso. Conforme Sadi Beledelli, no momento a migração de agricultores do Rio Grande do Sul acontece mais para as regiões Norte e Oeste do Mato Grosso, por exemplo, municípios de Guarantã, Canarana e Alta Floresta, o que é considerado a nova fronteira agrícola, onde há muitas áreas de pastagens e agora são substituídas por lavouras para grãos.

Em Sorriso, por exemplo, não tem mais área para aumentar a produção de soja. O próprio presidente do Sindicato Rural de Sorriso é gaúcho, do município de Estação, região de Getúlio Vargas. Hoje, a partir das 22 horas, o Progresso Rural vai ser reprisado no programa Companhia da Noite da RPI. Abaixo, confira entrevista com Sadi Beledelli.

 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí