Busca rápidaX


Visita à Nutripeixe prepara estudantes de Nutrição da Unijuí para projeto integrador

15 de março de 2023

Acadêmicos do 5º semestre do curso de Nutrição da Unijuí, acompanhados pela professora Eilamaria Libardoni Vieira, realizaram uma visita técnica à empresa Nutripeixe de Ajuricaba. O objetivo da visita foi conversar com os empreendedores, Airton Luis e Eliane Cossetin, a fim de conhecer o processo de produção do filé de tilápia. 

Conforme explica a professora Eilamaria, a partir da visita os estudantes irão desenvolver o Projeto Integrador (PI) Ciência e Tecnologia de Alimentos, que tem como desafio pensar sobre a ciência e tecnologia de alimentos na área do pescado. “As atividades do PI serão compartilhadas com os componentes do módulo, onde serão desenvolvidos produtos à base de carne de peixe, trabalhado o Manual de Boas Práticas de Fabricação e realizadas aulas práticas no Laboratório de Nutrição e Gastronomia e de Panificação e Confeitaria”, explicou a docente, que trabalha o componente com apoio do professor Raul Vicenzi. Os professores do curso de Gastronomia, Otto Ehlert Junior e Tiana Maxine Krombauer Hintz, também irão colaborar com aulas práticas durante o semestre.

Eliane, empreendedora ao lado do marido, destaca que a parceria com a Universidade, através dos PIs, já levou um significativo suporte à empresa. “Nós percebemos, na última visita do curso de Nutrição, que os estudantes estavam atentos, interessados, realizando várias perguntas. Esperamos que dessa visita venham ideias, inovações e sugestões para melhorar o nosso trabalho”, disse, destacando que a indústria está em funcionamento há oito meses e que ainda há muita coisa a aprender. Eliane destaca que não apenas pela estrutura da Nutripeixe pertencer à Unijuí, a indústria se sente parte da Universidade. “E o olhar de vocês, da Universidade, para a nossa indústria nos motiva a seguir em frente, a fazer dar certo”, completou.

Para uma das acadêmicas, Júlia Gutkoski Zani, realizar a visita foi uma experiência muito gratificante e cheia de aprendizados. “Foi a primeira empresa que visitei durante a graduação e foi incrível ver de perto como tudo funciona, cada etapa do preparo desse alimento tão maravilhoso, e ver o cuidado que eles têm para preparar. Isso explica a excelente qualidade do produto entregue. Será um imenso prazer trabalhar com eles durante esse semestre. Experiências como esta nos mostram que estamos no caminho certo”, afirmou.

Para o estudante Vinicius Trein, a visita foi uma experiência muito diferente e de grande aprendizado. “Não imaginava a complexidade dos processos que eram realizados para podermos ter o produto final. Tenho certeza que conhecer a empresa foi um processo fundamental para entender que os alimentos de boa parte dos brasileiros são feitos com muito cuidado, buscando proporcionar o melhor para o consumidor”. A acadêmica Julia Andreola destacou que a visita foi relevante para a turma se aproximar da realidade da indústria de alimentos. “Mesmo que seja uma indústria pequena, ela enfrenta grandes desafios para conseguir atender da melhor maneira seus clientes e satisfazer com segurança e qualidade a necessidade dos mesmos”. 

A estudante Vitoria Schäffel, por sua vez, falou que foi gratificante poder ter esse primeiro contato com uma indústria de alimentos que produz com alta qualidade um produto tão rico para a alimentação. “Esse contato foi muito enriquecedor para vermos como a indústria funciona, ao mesmo tempo que trouxe muitos aprendizados sobre o empreendimento”.  Enquanto isso, Vitoria Protti completou que a visita foi enriquecedora, já que a turma não tinha ideia de como funcionava uma indústria de alimentos e todos os cuidados envolvidos. “Achei muito legal a Eliane ter ‘largado’ o emprego dela pra se dedicar e ver o sonho da empresa acontecer. É um exemplo para quem se interessa pela área. Ela mostrou que, com dedicação e empenho, foi possível alcançar o objetivo de fazer a empresa acontecer”, finalizou.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Unijuí