Busca rápidaX

MANCHETES

Definido roteiro de manifestação da Fetag em Ijuí nesta quarta-feira

18 de abril de 2023

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul vai realizar manifestações em 17 municípios, nesta quarta-feira, para reivindicar ajuda do governo federal aos agricultores em razão dos prejuízos causados pela estiagem.

O município de Ijuí vai ser um dos locais de mobilização. A concentração vai ocorrer a partir das 9 horas, defronte à agência do Banco do Brasil, rua 15 de Novembro. Por volta das 11 horas haverá caminhada pela rua 20 de Setembro, após rua José Bonifácio até a rua 14 de Julho, na sequência deslocamento através da rua 15 de Novembro, com parada em frente a agência do Sicredi. O término da mobilização está previsto para às 13 horas. A Coordenadoria de Trânsito de Ijuí vai acompanhar a caminhada.

Agricultores familiares ligados aos 13 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da regional da Fetag, com sede em Ijuí, participarão do ato na Colmeia do Trabalho. A perspectiva é da presença de 300 a 400 produtores rurais. Haverá visita a agências bancárias que disponibilizam financiamentos agrícolas para entrega da pauta de reivindicações.

A Fetag quer, por exemplo, rebate de 35% sobre parcelas do Pronaf, prorrogação de parcelas dos financiamentos agrícolas, ajuda para operações de crédito não amparadas pelo Proagro ou Seguro Rural e linha de crédito emergencial, com teto de financiamento de até 50 mil reais, reembolso de até 10 anos e bônus de adimplência de 30%. A Fetag ainda solicita a flexibilização da regra que impede a contratação quando há três acionamentos do Proagro Mais nos últimos 60 meses para a mesma cultura.

Amanhã também vai ter mobilização, por exemplo, em São Luís Gonzaga, Santo Ângelo, Santa Rosa, Três Passos, Ibirubá e Frederico Westphalen. Em razão da manifestação, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí não vai funcionar nesta quarta-feira.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí