Em reunião nesta segunda-feira (17) entre a Fetag-RS, a coordenação das Regionais Sindicais e a Comissão Estadual do Leite, foi decidido que, como forma de pressionar os governos, a Fetag-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais irão se mobilizar no dia 1º. de agosto, no município de Porto Xavier, fronteira com a Argentina, para protestar e chamar a atenção para os problemas enfrentados pela da cadeia leiteira.
Conforme nota da entidade, as importações de produtos lácteos de países do Mercosul estão causando sérios problemas para os produtores brasileiros, que a cada dia que passa tem a sua produção mais e mais desvalorizada.
A concorrência com a produção dos países vizinhos é desleal, pois os produtores dos países vizinhos recebem grandes subsídios governamentais e são beneficiados pelo menor custo de produção, fatos que desestimulam a continuidade das famílias brasileiras na atividade.
“É inaceitável que o Brasil (…) permaneça de “braços cruzados” assistindo inúmeras famílias abandonando a atividade“, finaliza o texto da FETAG.