O presidente da Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI), Glademir Zanette, recebeu, ontem, alunos do curso de Administração da Unijuí para a apresentação dos resultados da pesquisa Estudo Sobre o Perfil da Geração Z no Mercado de Trabalho no Município de Ijuí. Os acadêmicos Arthur Matter, Arthur Jacob, Gabriele Nowicki e Vanessa Bonfada estiveram acompanhados da professora Fernanda Pasqualini e da mentora Jéssica Batista.
A pesquisa foi uma demanda da ACI, alinhada diretamente com a diretoria executiva e trabalhada, pelos alunos, dentro do Projeto Integrador. A professora Fernanda explicou que esses projetos aproximam cada vez mais a universidade da comunidade e são trabalhos em que os alunos podem ter a experiência da teoria e da prática, dentro das disciplinas com resultados muito significativos.
Os acadêmicos foram responsáveis pela coleta de dados que aconteceu em outubro e novembro de 2023, onde 312 jovens nascidos entre 1995 e 2010, responderam a pesquisa, que tinha o desafio de compreender o perfil da geração Z no mercado de trabalho, com questionário que envolveu cinco etapas, com perguntas direcionadas ao comportamento pessoal e profissional, bem como as perspectivas para o futuro.
Como análise final, a pesquisa apontou algumas características em destaque, entre elas que a maioria dos participantes prioriza um emprego com salários atrativos e a principal motivação é crescer profissionalmente. O que os jovens mais valorizam é o bom relacionamento no trabalho e a principal recompensa, para eles, é o incentivo financeiro. Quanto à mudança de emprego, o principal motivo é em caso de melhor proposta, mas a maioria se vê fora de Ijuí nos próximos cinco anos. Esses são alguns dos dados apresentados.
O presidente Glademir reforçou a importância desta parceria para que os empresários e entidades conheçam o perfil dos jovens. “Esses dados apontam que precisamos repensar em estratégias para manter os nossos talentos em Ijuí, atrativos que o nosso setor produtivo possa oferecer para que esses jovens encontrem referência entre seus objetivos e os objetivos da empresa”, avaliou, enfatizando ainda que a expectativa foi positiva. “Vimos que a maioria dos jovens estuda e trabalha, diferenciando-se de índices de grandes centros, onde concentram mais a geração “nem, nem”, onde não estudam, nem trabalham, por isso precisamos investir no potencial desses profissionais”.
A pesquisa também será apresentada à diretoria ampliada da ACI para que sirva de base para projetos da entidade estejam de acordo com as expectativas dos jovens e as demandas dos empresários.