A declaração do Imposto de Renda deste ano, relativo ao ano base 2021, começa hoje e termina em 29 de abril. São obrigados a declarar Imposto de Renda, por exemplo, quem recebeu rendimentos tributáveis superior a 28 mil, 559 reais e 70 centavos e, em relação à atividade rural, obteve receita bruta em valor superior a 142 mil, 798 reais e 50 centavos.
A medida também abrange quem obteve rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a 40 mil reais. A declaração do Imposto de renda também é obrigatória para quem teve, até 31 de dezembro do ano passado, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a 300 mil reais, ainda quem teve isenção de imposto sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, seguido de aquisição de outro imóvel residencial no prazo de 180 dias.
O responsável pela agência da Receita Federal de Ijuí, Paulo Lauer, durante entrevista hoje pela manhã na RPI, disse que uma das novidades na declaração do Imposto de renda de 2022 se refere à parte tecnológica, com a declaração pré-preenchida. Para isso, o contribuinte precisa ter a senha com a terminação gov.br.
A declaração pré-preenchida vai ficar disponível para qualquer contribuinte que possua conta gov.br nos níveis ouro ou prata a partir do dia 15 de março. A declaração pré-preenchida já traz inclusas diversas informações prestadas à Receita Federal por outras fontes. O contribuinte precisa apenas verificar, corrigir eventuais distorções ou complementar os dados. Imposto retido na fonte e declarações de serviços médicos, por exemplo, podem ser incluídos previamente pelo sistema. O auxílio emergencial recebido em 2021 é considerado rendimento tributável. Quem não declarar o Imposto de Renda até 29 de abril, vai pagar multa.