Busca rápidaX

MANCHETES

Alerta: golpe do Instagram hackeado cresce no RS. Em Ijuí, jovem de 27 anos foi vítima da trapaça

9 de março de 2022

Morador de Ijuí, Henrique caiu em um golpe que vem se tornando cada dia mais comum. Ontem a tarde (09) o jovem de 27 anos recebeu uma mensagem através de um perfil falso em nome de um parque aquático de Ijuí. A mensagem oferecia uma promoção de três dias de estadia junto ao local. No entanto, segundo Henrique, para participar era necessário enviar o número do telefone pessoal. Acreditando no teor da mensagem, Henrique enviou. Em seguida, recebeu um texto com um link, pedindo uma cópia da mensagem enviada anteriormente. Ao enviar, os hackers agiram. Foi quando acessaram o perfil do instagram do Henrique e trocaram a senha da rede social e conseguiram trocar o número de WhatApp e o e-mail da vítima.

Através de outro telefone, Henrique tentou conversar com a sua conta antiga, que atualmente está vendendo diversos itens por valores muito acessíveis. Para saber qual seria o próximo passo, a vítima então demonstrou interesse na compra de um item. Foi quando os hackers passaram um falso endereço, como se fosse a localização da residência do próprio Henrique, seguido do número de PIX para depósito da metade do valor total da compra, para depois, receber o produto. Ainda ontem, Henrique registrou boletim de ocorrência junto a Delegacia de Polícia Civil de Ijuí, e entrou em contato com a reportagem da Rádio Progresso a fim de alertar outras pessoas.

Somente no ano passado, milhares de pessoas foram ludibriadas com trapaças semelhantes a essa no estado. Mais uma vez, os números de estelionatos tiveram salto. Em média, um registro foi realizado a cada seis minutos em 2021. Com 85 mil 417 casos de golpes comunicados à polícia, o aumento é de 28% em comparação com 2020. 

A Polícia Civil divulgou orientações de como proceder nos casos de contas do Instagram “hackeadas”. Confira: 

Para sistema “iOS”, proceda da seguinte forma:

  1. Crie uma nova conta de e-mail;
  2. Saia de todas as contas que estiver logado;
  3. Acesse o aplicativo Instagram;
  4. Coloque o nome da conta invadida e clique em: “Esqueci a senha”;
  5. Coloque seu nome de usuário e marque: “Preciso de mais ajuda”;
  6. Marque a opção “Receber uma mensagem com o final do seu telefone” e solicite o código de segurança;
  7. Caso a verificação em duas etapas estiver habilitada, marque: “Tentar de outra forma”;
  8. Escolha a opção: “Obtenha Suporte”;
  9. Marque: “minha conta foi invadida”;
  10. Caso o perfil tenha uma foto sua, marque a primeira opção; caso seja uma conta comercial e não tenha identificador, marque a segunda opção;
  11. Coloque o e-mail novo criado. Caso insira uma conta antiga, poderá ocorrer um erro;
  12. Faça uma selfie de vídeo em local claro e clique em enviar. Você receberá uma confirmação e um link de recuperação no e-mail informado. Caso não seja aceito, reenvie.

 Para sistema operacional “Android”, proceda da seguinte forma:

  1. Acesse o Instagram e insira o nome do usuário. Caso o suspeito tenha alterado, insira o novo usuário. Clique em: “Obtenha ajuda para entrar”;
  2. Coloque o nome do usuário, e-mail ou telefone e marque: “Preciso de mais ajuda”. Não clique em avançar;
  3. Assinale: “Não consigo acessar este e-mail ou número de telefone”;
  4. Marque: “Minha conta foi invadida” e avançar;
  5. Marque “Sim, eu tenho uma foto minha na minha conta” e avançar;
  6. Informe um e-mail para contato. Caso ocorra algum problema, crie outro e-mail;
  7. Após receber um código de confirmação, insira e aperte confirmar;
  8. Aperte em avançar para iniciar a gravação de uma selfie de vídeo;
  9. Siga as instruções para completar a selfie. Caso ocorra algum problema ao finalizar, faça novamente. Caso tenha iniciado utilizando o nome do usuário, tente iniciar utilizando o número do telefone ou e-mail. Outra recomendação é instalar uma versão anterior do Instagram no smartphone e repetir o processo;
  10. Não conseguiu recuperar mesmo assim? Faça uma notificação extrajudicial ou ingresse na Justiça para obter uma ordem de recuperação.

Mais informações poderão ser obtidas na Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações (DRCID), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí