Alunos da rede municipal de ensino de Ijuí foram classificados para a 2ª fase da II Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (OBICT). Dos 72 estudantes inscritos, 71 avançaram para a próxima etapa, que tem início previsto para o dia 5 de maio e segue até 14 de maio de 2025.
A OBICT é uma iniciativa de caráter nacional, gratuito e aberto a jovens dos Anos Iniciais, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A proposta do evento é incentivar a curiosidade científica, a inovação e o raciocínio lógico por meio de atividades culturais e recreativas, promovendo um ambiente de aprendizado motivador e desafiador. A participação é voluntária e desvinculada da aquisição de qualquer bem, serviço ou direito.
Representando Ijuí, estão estudantes de quatro instituições da rede municipal: Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (IMEAB), Escola Municipal de Ensino Fundamental Eugênio Ernesto Storch, EMF Davi Canabarro e EMF Soares de Barros. Os alunos foram orientados por professores que desempenharam um papel fundamental na preparação para a olimpíada.
Segundo o secretário de Educação, Cláudio de Souza, a classificação dos estudantes reforça a qualidade do ensino oferecido nas escolas do município. “Parabenizo cada aluno por sua classificação. Essas conquistas valorizam o trabalho desenvolvido nas escolas e mostram o potencial dos nossos estudantes. A taxa de aprovação nesta etapa foi extremamente alta, o que demonstra o comprometimento dos alunos e educadores. Estou na torcida para que todos avancem até a fase final da olimpíada”, destacou.
A segunda fase foi programada para começar após o feriado de 1º de maio, o que facilita a organização e o planejamento dos participantes e suas famílias. Durante essa etapa, os alunos enfrentarão novos desafios que exigem raciocínio, criatividade e conhecimento nas áreas de ciência e tecnologia.
A classificação expressiva dos alunos da rede municipal de Ijuí demonstra o envolvimento de toda a comunidade escolar, incluindo professores, estudantes, equipe diretiva e famílias, em torno de uma educação que forma cidadãos preparados para os desafios do presente e do futuro.