Busca rápidaX


Para reduzir falta de mão de obra, empresa de transportes de Ijuí implanta escola de formação de motoristas

14 de setembro de 2022

O setor de transportes retoma o ritmo de trabalho, após redução devido à pandemia Covid, que restringiu o setor econômico brasileiro. O proprietário da empresa Letsara transportes, de Ijuí, Glademir Zanetti, disse hoje pela manhã na RPI que ano passado o segmento voltou a atuar com maior intensidade e agora está num patamar praticamente normal, independente do tipo de carga e mesmo com a estiagem que causou grandes prejuízos para a agricultura no verão passado.

Zanetti comentou que a perspectiva é boa para o futuro, visto tendência de investimentos por parte da indústria, comércio e outras áreas econômicas. A Letsara realiza transportes também para países do Mercocul e em relação à Argentina, mesmo com os problemas na economia do vizinho país, o empresário ressaltou que existe bom fluxo de caminhões, pois a Argentina tem fábricas de veículos, o que exige deslocamento de peças e outros produtos.

Na mesma entrevista, Glademir Zanetti enfatizou a falta de mão de obra especializada, ou seja, motoristas para o segmento de transportes de cargas. Para minimizar esse problema, em 2020 a Letsara criou a própria escola de formação de caminhoneiros, que disponibiliza treinamentos téorico de 30 a 60 dias, e prático, em que instrutores viajam junto com os motoristas para acompanhamento, até que o caminhoneiro esteja mais seguro para conduzir sozinho o caminhão. Isso já resultou na adesão de muitos jovens.

Zanetti ainda fez questão de observar a importância da construção da nova sede do Sest/Senat em Ijuí, ao lado do trevo de entroncamento da BR 285 com a ERS 155. Em breve vai acontecer lançamento da pedra fundamental. O local vai proporcionar, por exemplo, melhor espaço para cursos a caminhoneiros. O investimento vai ser de 15 milhões de reais.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí