Busca rápidaX


Autoridades e comunidade de Jóia realizam audiência cobrando por incremento do efetivo da Brigada Militar

2 de dezembro de 2022

Com o objetivo de cobrar aumento no efetivo da Brigada Militar de Jóia, lideranças e a comunidade realizaram nesta semana uma audiência pública com a presença de representantes da Brigada Militar e demais órgãos visando expor a demanda e cobrar pelo seu cumprimento.

O município teve recentemente vários casos de arrombamentos de lojas e residências, incluindo um assalto a lojas Becker da cidade, onde diversos produtos foram levados no começo do mês passado.

Esses casos motivaram lideranças locais voltarem a cobrar por mais efetivo da BM, conforme detalha o vereador proponente da audiência pública, Dionei Lewandowski (Progressistas).

“A audiência pública a gente avalia como bastante produtiva, tivemos a presença do Dr. Tomás Silveira Martins Hartmann, da Comarca de Augusto Pestana, presença também da BM, sindicato rural e patronal, associação comercial e a presença forte da comunidade. Todos estamos preocupados com a insegurança pública que estamos vivendo hoje em Jóia. Desde o ano passado estamos pleiteando junto aos comandos da BM em Ijuí e Porto Alegre incremento no efetivo. Conseguimos viaturas para o município, mas nós precisamos mesmo é de aumento de policiais. Devido a esses últimos acontecimentos de furtos e arrombamentos, nós procuramos o Ministério Público na ideia de ajuizar uma ação contra o Estado. Então, a Promotoria sugeriu que fizéssemos um abaixo assinado, o qual está acontecendo, de forma eletrônica. Até hoje, temos cerca de 300 assinaturas apenas, mas precisamos de cerca de três mil para termos uma força no nosso pleito, por isso pedimos que a comunidade apoie”, destaca o vereador.

Na audiência, além da cobrança aos órgãos superiores por mais efetivo, também foram elencadas algumas ações visando aumentar a segurança no município, como a instalação de câmeras em um projeto capitaneado pelo Executivo, oferta de pagamento de aluguel para policiais recentemente formados nos cursos de formação da BM e reforço do pedido para a comunidade registrar as ocorrências quando elas ocorrem.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí