Busca rápidaX


Centros de Atenção Psicossocial de Cruz Alta realizam atividades voltadas ao Janeiro Branco

15 de janeiro de 2024

A saúde mental deve ser priorizada durante todo o ano, porém, neste período, sua importância destaca-se ainda mais através da campanha Janeiro Branco.

Neste sentido, em Cruz Alta, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS I Saber Viver, AD Só Depende de Nós e Infanto-Juvenil Bem Me Quer), vêm realizando, ao longo deste mês, várias atividades que buscam reforçar a importância da prevenção e do tratamento.

No CAPS I, são atendidas pessoas que sofrem por possuir transtornos mentais severos e graves, como esquizofrenia, transtorno de bipolaridade, ansiedade generalizada, pânico e depressão grave e que, por esses motivos, precisam ser acolhidas por um serviço especializado em saúde mental. Ainda, são realizados, diariamente, cerca de quarenta atendimentos, entre psiquiatria, psicologia, oficinas, grupos terapêuticos, enfermagem, psicoterapia de grupo, assistência social, arte-terapia e nutrição.

O público atendido chega até o CAPS espontaneamente,  através da ajuda da família, ou de encaminhamentos de instituições, como das Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) e Poder Judiciário.

Com objetivo de proporcionar um atendimento humanizado, que ouve e respeita seu público, o CAPS Saber Viver, promove, durante o ano, várias atividades externas e internas, como em datas comemorativas (carnaval, festa junina e natal).

Fonte: Prefeitura de Cruz Alta

Fonte: RPI