A administração municipal de Ajuricaba avalia os danos causados nas estradas do interior devido às chuvas desta semana. Porém, o prefeito, Ivan Chagas, comenta que no momento os prejuízos financeiros são incalculáveis. Citou que a ponte de madeira no rio Faxinal, localidade de Linha 12, no limite com Ijuí, foi destruída. Nesse caso, Chagas pretende conversar segunda-feira com o Executivo ijuiense para refazer a estrutura em conjunto. Futuramente se pensa em edificar uma ponte de concreto.
Nas vias rurais ajuricabense, os cerca de 400 milímetros de chuva dos últimos dias causaram formação de valetas, atoleiros, até mesmo estragar estradas recentemente encascalhadas. Além disso, há sérios problemas em pontes e bueiros. Existem pontos que estão intransitáveis.
Ivan Chagas observa que essas situações são gerais no interior de Ajuricaba, ou seja, não dá para identificar problemas em alguma região específica. Como forma emergencial, a prefeitura suspendeu, temporariamente, a colocação de cascalho nas estradas para concentrar atenções na resolução de pontos críticos, por exemplo, com patrolamento.
O prefeito Ivan ainda destaca que o município pretende encaminhar projetos para a Defesa Civil estadual e ao governo federal a fim de conseguir recursos financeiros para ajudar na recuperação das estradas. De maneira paralela, a prefeitura estuda a possibilidade de decretar situação de emergência em razão dos danos na área rural.