Busca rápidaX

Cinco secretários e adjuntos deixam o governo Andrei Cossetin para disputarem as eleições municipais

5 de abril de 2024

O prazo legal para quem ocupa cargo público e pretende se candidatar nas eleições de outubro deste ano termina neste sábado, 6. Assim, os secretários municipais – ou membros de órgãos congêneres – que quiserem concorrer a uma vaga de vereador devem se afastar seis meses antes do pleito. Já para a vaga de prefeito ou vice-prefeito, o prazo para os secretários municipais (incluídos aqui também os secretários estaduais) se desligarem do cargo é de quatro meses.

Em Ijuí, até essa sexta-feira (05), seis secretários titulares e/ou adjuntos deixaram os cargos para disputar as eleições enquanto vereadores, confira: Valdenei Wagner dos Santos, o Popeye, titular da Coordenadoria de Trânsito, deixou o cargo para concorrer pelo PP. Ainda não há novo coordenador. Alisson Pizzoni, do PL, secretário de Cultura, Esporte e Turismo, também deixou o cargo. Ainda não há anúncio de quem deve substituí-lo. Marcelo Buss, até então secretário de Habitação, também foi exonerado do cargo para concorrer pelo PP. Na próxima semana deve ser anunciado novos nomes para assumir as pastas, tanto da Habitação quanto do Esporte.

Além disso, dois adjuntos também foram exonerados, são eles, Jeferson Dalla Rosa, secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico (PP) e Giovani Borba, adjunto Rural (PL). Noel Torquatto (PL), coordenador do Sine, e Ezequiel Buzatto (PP), titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, devem se posicionar nessa sexta-feira e confirmar se vão se candidatar ao cargo de vereador, assim como Carla Mussi, que ocupava o cargo de vereadora suplente pelo MDB, e atua como adjunta na Secretaria de Desenvolvimento Social. Ela ainda analisa se vai novamente concorrer, mas, já aproveitou o período da janela partidária para sair do MDB e entrar no PP.

Fonte: RPI