Busca rápidaX


Comerciantes relatam redução no movimento após mudanças na rua 19 de Outubro em Ijuí

9 de novembro de 2022

Comerciantes da rua 19 de Outubro, em Ijuí, têm reclamado do impacto negativo na movimentação nos seus estabelecimentos após as alterações realizadas na rua 19 de Outubro, que se tornou mão única há cerca de duas semanas.

De acordo com os empresários, a queda na presença de clientes foi entre 10% a 40% em vários locais de diferentes segmentos. A gerente de uma unidade da MB Farmácias localizada na rua, Angelica Marques, cita que o movimento reduziu entre 30% a 40% na loja.

“Nosso público era majoritariamente de pessoas que moram nos bairros São José e Alvorada, que voltavam para casa depois do trabalho na região central, mas agora eles voltam pela rua Bento Gonçalves e não mais pela 19 de Outubro, consequentemente, eles não passam mais aqui”, relata a gerente.

Outro estabelecimento que foi fortemente afetado foi um posto de combustíveis, localizado no bairro São José, como conta o responsável pela empresa, Carlos Maiquel Gonzalez.

“Até o final do mês o movimento seguiu normal, mas na virada do mês e nos primeiros dias de novembro, nosso movimento baixou uns 20%, o que representa até 10 mil litros a menos vendidos, o que é bastante para nós. O nosso movimento principal são de pessoas do bairro que paravam aqui abastecer na volta para casa e agora vão procurar outro estabelecimento que esteja na sua rota e não fazer um retorno grande para abastecer aqui”, cita Gonzalez.

Mudança de local

Alguns comerciantes ouvidos pela reportagem citam que o sentido da mão única da 19 de Outubro deveria ser do Centro para o bairro. “A rua Bento Gonçalves é mais residencial do que a 19 de Outubro, por isso deveria ser diferente os fluxos da mão única”, sugere a proprietária de uma farmácia, Danieli Kongeski, que também relatou baixa na movimentação após as mudanças.

Os proprietários de uma fruteira próximo à Secretaria Municipal de Saúde, também questionam o sentido da mão única da 19 de Outubro. “Muitos caminhões acessam a José Gabriel no trevo com a BR-285, aí quando chegam na avenida 21 de Abril, precisam pegar outra rua, aumentando o movimento de veículos pesados na 21 de Abril. Além disso, ao chegar na Bento Gonçalves, é preciso fazer um grande desvio para acessar a 19 de Outubro, por conta das ruas laterais também de mão única ou por outras de difícil tráfego para os veículos pesados. Então, na prática se o sentido da 19 de Outubro fosse Centro-bairro seria melhor”, opinam Fabio e Eduardo Müller.

Essa realidade faz com que alguns comerciantes cogitem mudar seu ponto, como afirma o proprietário de um restaurante, Joceli Queiroz. “A situação já não está fácil e aí agora tem esse impacto maior ainda, de repente vamos ter que mudar de local”, afirma

As reclamações dos moradores motivaram a realização de um abaixo-assinado tentando buscar mudanças na via. A coleta de assinaturas está em andamento. Todos os comerciantes ouvidos pela reportagem afirmam que não foram contatados pela Prefeitura de Ijuí antes das mudanças. À RPI, o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito, Fábio Franzen, relata que nenhuma demanda dos comerciantes da rua 19 de Outubro chegou à secretaria até o contato da reportagem.

Confira entrevista com um dos comerciantes

https://soundcloud.com/adriano-dal-chiavon/carlos-reclamacao-mudancas-19-de-outubro?si=b729328a3f8b43489ca19922159b016e&utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí