Busca rápidaX


MANCHETES

Corede Noroeste Colonial tem 1 milhão, 728 mil reais para a Consulta Popular deste ano

29 de agosto de 2023

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial (Corede), com sede em Ijuí, abrangência de 11 municípios, vai realizar a assembleia para deflagrar a Consulta Popular deste ano no dia 12 de setembro, às 14 horas e 30 minutos, no centro de eventos da Unijuí, campus Ijuí.

Para o Corede Noroeste Colonial, o governo gaúcho reservou 1 milhão, 728 mil reais para a Consulta Popular de 2023. Ano passado, o Corede da região de Ijuí recebeu 1 milhão, 571 mil reais. Cada Corede pode disponibilizar entre 5 a 10 projetos à lista de votação, porém precisam decidir quantos receberão dinheiro.

No total, o Estado destina 60 milhões de reais, 5 milhões a mais do que ano passado. Do valor total, 55 milhões de reais serão divididos entre os 28 Coredes, além de adicional de 5 milhões distribuídos após a votação para as regiões que tiverem o maior número votos, proporcional ao eleitorado. A votação da Consulta Popular vai ocorrer de 27 de novembro a 1º de dezembro. Os projetos eleitos receberão recursos do governo estadual no ano que vem.

A Consulta Popular do governo gaúcho deste ano vai permitir que eleitores sugiram projetos para regiões onde não residam. Com isso, um morador de Ijuí, por exemplo, poderá propor investimento para qualquer um dos demais 27 Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul e não somente para o Corede Noroeste Colonial.

O período para apresentar ideias para compor a lista de votação da Consulta Popular começou ontem e segue até dia 28 do próximo mês, apenas pelo site consultapopular.rs.gov.br. As propostas devem ser sugeridas nas áreas de agricultura, turismo, meio ambiente, desenvolvimento rural, transportes, esporte e lazer, desenvolvimento econômico, inovação, ciência e tecnologia, também desenvolvimento urbano. Vão ser reservados o percentual mínimo de 20% dos recursos para políticas sociais nos segmentos de assistência social, habitação, justiça e direitos humanos, cultura, trabalho e desenvolvimento profissional. Para cada projeto proposto, o eleitor precisa justificar o motivo desse investimento.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí